Política de presentes corporativos para colaboradores: o guia definitivo
Política Corporativa de Presentes
“Não posso aceitar isso.”
Essas podem ser palavras dolorosas ao tentar expressar gratidão enviando um presente para um cliente ou prospect.
Embora a ética e a transparência sempre tenham sido criticamente importantes no mundo dos negócios, setores como farmacêutico, mídia, serviços financeiros e até mesmo tecnologia começaram a se tornar mais rigorosos em suas políticas de dar e receber presentes empresariais.
No auge dos serviços financeiros e do marketing médico, os representantes de vendas e fornecedores levavam seus clientes, que são decisores para grandes compras, a eventos caros e compravam itens de luxo.
A indústria de mídia, onde os profissionais de publicidade podem influenciar milhões em gastos, também é objeto de análise em torno dos presentes.
Mas nas últimas décadas, o mundo dos negócios tornou-se mais preocupado com a ética e introduziu mais políticas sobre dar presentes.
Aceitando presentes de clientes
Se você for um destinatário, certifique-se de entender completamente a lei e as políticas da empresa sobre aceitação e comunicação de presentes. Verifique com um advogado ou contador se você não tiver certeza. E, como em tudo, consulte o departamento de RH ou financeiro de sua empresa para entender as leis e políticas que podem se aplicar a você.
Quando se trata de diretrizes corporativas de enviar presentes, quem e o que você pode presentear?
Na dúvida, seja cauteloso e moderado. Os limites de presentes podem ser definidos a partir de R$350,00 em algumas organizações. A maioria das grandes empresas estabeleceu políticas de presentes claras e específicas como parte de seus códigos de conduta.
Alguns presentes que estão dentro dessas políticas são:
Itens compartilháveis: Isso inclui biscoitos e produtos não perecíveis, como queijos e tábuas de frios. Dessa forma, um departamento inteiro pode aproveitar seu presente e você também pode criar reconhecimento de marca entre várias pessoas e não apenas seu contato principal.
Itens divertidos e exclusivos: Foque em datas comemorativas como aniversários. Dar um presente que seja exclusivo para aquela data em específico, principalmente para comemorar entre os colegas de trabalho, isso sim é cativar não só a quem presenteia, mas todos aqueles que ali possam dar aquele “PARABÉNS”.. Eles são pessoais e muitas vezes inesperados, mas proporcionam um fator “uau”. Adoramos ajudar nossos clientes a debater ideias únicas que se relacionam com os interesses e paixões das pessoas que estão sendo presenteadas.
Lembre-se de que você quer que o destinatário pense: "Aquele representante de vendas ou empresa, é inteligente, generoso e atencioso" e não "Ah, não... outra bugiganga que darei aos meus filhos" ou "Esta empresa está claramente tentando 'comprar' minha decisão de compra.”
Experiências: Presentear com uma caixa com vários itens, não “só mais um perfume” ou “só mais um vale presente”, mas um presente que além dos produtos, seja acompanhado de um cartão mensagem que mostre sua gratidão pode ser poderoso.
Em caso de dúvida sobre as leis corporativas de envio de presentes, basta perguntar.
Algumas empresas como a Coca-Cola publicam seus códigos de ética corporativos on-line, mas atualmente não existe um banco de dados central de todas as empresas e suas diretrizes.
O que muitas empresas adotaram neste momento de pandemia é: "Envie um presente direto à residência do destinatário". Dessa forma não há como políticas como "não aceitamos encomendas com líquido dentro da embalagem" ou "não aceitamos encomendas com produtos como chocolate" seja evitado.
Esteja atento também ao que você escreve no Cartão Mensagem que acompanha o presente. Dentro da Lista de “Presentes inaceitáveis”, você não quer que seu cliente em potencial ou cliente acredite que o presente é um suborno para negócios futuros. Em vez disso, concentre-se em mensagens de gratidão ou mantenha sua nota inteligente, calorosa e pessoal.
Conselhos corporativos para dar presentes: seja feliz... generoso... e compatível
Especialmente quando a temporada de festas se aproxima, crie uma estratégia de presentear que tenha em mente:
- Diretrizes para presentes corporativos
- Regras da indústria
- Código da empresa do seu cliente em potencial
- As personalidades das pessoas com quem você está trabalhando
- A cultura e os valores da sua própria empresa
Presentes para um departamento inteiro, guloseimas compartilháveis e itens de baixo custo, mas com alta utilidade e valor percebido, são as escolhas mais seguras. Esteja preparado para que os destinatários saibam o valor de um item. Muitas empresas exigem que os destinatários publiquem relatórios listando os presentes que receberam durante a temporada de festas.
A dádiva da transparência será apreciada durante todo o ano!
Muitas dúvidas do que dar e não dar depois de ler tudo isso não é mesmo? Como especialistas presentes, com um clique, podemos interromper seus esforços de “qual presente então escolher?” antes que ocorram possíveis contratempos e te ajudaremos a escolher o presente ideal e assertivo… Também te ajudaremos a cumprir outras políticas de presentes que você possa encontrar.
Então esse é um até breve, fale com o nosso time e não perca energia pensando nisso, deixe que a gente pense por você!