3 razões pelas quais dar presentes na sua empresa mudará a maneira como você faz negócios
Se você está se perguntando se é uma boa ideia enviar um presente a um cliente, a resposta é sim! O ato de dar presentes corporativos não apenas mudará a maneira como você faz negócios, mas também a maneira como você vê o seu negócio. Afinal, é sempre uma boa ideia mostrar a seus clientes, colaboradores e qualquer pessoa com quem você se relaciona na empresa. Afinal, em relacionamentos temos que investir nosso tempo, atenção e reconhecimento para que ele se torne duradouro.
1- Feche mais vendas
Você sabia que enviar um presente corporativo personalizado pode aumentar suas chances de fechar uma venda?
É verdade. Com o presente corporativo certo, você pode descobrir que o contrato está sendo assinado um pouco mais cedo do que o esperado. A chave para isso é o presente certo. Enviar um presente para seus clientes em potencial não é uma oportunidade de suborná-los, é uma oportunidade de mostrar quem você é e o que representa… Alguém que se importa e que quer sempre surpreendê-lo. Evite materiais de marketing e promova sua marca - envie uma caixa de presentes cheia de itens que seu cliente em potencial realmente apreciará e utilizará em seus momentos de lazer. Afinal, quando ele lembrar de você no momento em família, por exemplo… você conquista a confiança da família também.
O envio de um presente corporativo personalizado pode ajudar a destacar a proposta da sua empresa, expressando seu compromisso com um determinado cliente. Lembra quando você estava se candidatando a empregos e enviou cartões de agradecimento e e-mails para o entrevistador para deixar uma boa impressão? Entregar uma caixa de presentes e um cartão de agradecimento corporativo pode diferenciar sua empresa da concorrência.
Da mesma forma, dar uma caixa de presente personalizada e exclusiva pode prolongar a longevidade do seu relacionamento com um cliente e encontrar novas oportunidades. Essa é uma prática comum no setor imobiliário. Para a maioria dos corretores de imóveis, um presente de fechamento é uma forma de causar uma impressão duradoura em um cliente. Isso se traduz em propaganda boca a boca. Um cliente que recebeu uma caixa de presentes para recebê-los em sua nova casa provavelmente se lembrará desse corretor de imóveis (e recomendará esse corretor quando um membro da família quiser vender sua casa).
Na LeBlank Corporativo, orientamos as empresas sobre as melhores práticas de ação de marketing com presentes corporativos e como eles podem incorporar a magia de presentear para atingir suas metas e criar uma cultura de reconhecimento dentro da sua empresa. Na verdade, alguns de nossos clientes viram seus investimentos em presentes corporativos com a intenção certa e com o objetivo traçado, resultarem em negócios que trouxeram verdadeiros ROIs.
2- Dá a você a oportunidade de abrir novas portas
E se você pudesse levar esse cliente de uma venda única para um relacionamento vitalício? Se você for como nós, esse é o relacionamento que você prefere ter com todos os seus clientes. Clientes de longo prazo tornam-se mais do que um trabalho esporádico. Seus clientes são uma extensão da família.
Se você estiver interessado em continuar o relacionamento com um cliente após um pequeno projeto ou quiser expandir o contrato de serviço que já possui, considere enviar uma caixa de presentes personalizada para esse cliente em particular. Isso não apenas lhe dá uma razão para acompanhar o cliente, mas também mostra a eles que o trabalho que fizeram juntos foi mais do que um 'negócio' para você e sua empresa. Nunca se esqueça de que seus clientes são mais do que transações, elas são pessoas! Trate-os bem e mostre seu apreço.
Isso pode se estender a um programa de reconhecimento para mostrar aos clientes fiéis o quanto você aprecia o negócio deles. Por exemplo, você pode enviar uma caixa de presentes personalizada aos clientes anualmente pela fidelidade contínua à sua marca. Eles reconhecerão o belo presente e manterão você em mente quando estiverem prontos para atualizar seu produto ou serviço. E caso isso não ocorra, não custa nada lembrá-los, não é mesmo???
“Olá Marcos tudo bem??? Quanto tempo não? Espero que você tenha curtido e apreciado junto com a sua família o presente que te enviei no mês passado (Você já sabia que estava prestes a acabar o contrato dele).
Não existe uma ocasião única para que você envie um presente… Olhe as redes sociais dos seus clientes e descubra as datas importantes para eles! Afinal, nem todos os seus clientes possuem filhos que fazem 18 anos, ou que foi o aniversário de casamento, ou que nasceu um filho…
O que vale SEMPRE ser lembrado é que as datas comemorativas importantes para seus clientes não são as datas comuns que todos lembram como “Dia do Médico”, “Dia dos Pais”. As datas mais importantes são aquelas que realmente trazem uma grande lembrança única na vida de cada um! Aposte… Teste e depois nos conte mais S2
3- Cria uma cultura reconhecimento em sua organização
Nunca subestime o poder do reconhecimento. De seus colaboradores a seus clientes, todos merecem gratidão por sua contribuição para o crescimento do seu negócio. Não é apenas uma caixa de presentes, é uma oportunidade de mostrar que você realmente se importa.
Essa gratidão se espalha em todos os aspectos do seu negócio e define o tom de como sua empresa funciona como um todo. Para seus clientes e parceiros de negócios, esses presentes personalizados mostram seu envolvimento no relacionamento, bem como seu apreço pelo negócio deles.
Internamente, seus colaboradores veem uma empresa que toma a iniciativa de ir além para o cliente. Com esse exemplo definido, é muito mais provável que seus colaboradores façam um esforço extra para clientes e clientes. Se você estiver gerenciando um time de vendas, talvez queira considerar alocar um orçamento para seu time com o objetivo de enviar presentes aos clientes.
Precisa de um empurrãozinho na direção certa? Dar presentes realmente faz VOCÊ se sentir bem também. De acordo com um estudo realizado pela Nature Communications, os seres humanos são mais felizes em um nível biológico ao dar presentes, independentemente do preço.
LEMBRE-SE: AS CAIXAS DE PRESENTES CORPORATIVAS NÃO PRECISAM SER CHATAS
A chave para dar um presente que causa impacto é dar um presente do coração. Se você deseja mostrar a uma organização que vale a pena fazer parceria com sua empresa ou retribuir os colaboradores que seguiram a “regra de ouro” da sua empresa, um presente só causa impacto quando o destinatário sente que a pessoa que lhe deu o presente realmente se importa.
Só porque você está enviando um presente corporativo não significa que você deva adotar uma abordagem corporativa. Deixe as promoções em seus materiais de marketing. Agora é a hora de pensar em um nível humano e se perguntar: “O que essa pessoa realmente gosta?”
A moral da história? Pare de pensar em dar presentes e faça isso.