Por que o presente corporativo é importante?
Receber um presente é uma experiência de surpresa! Este ato cria uma conexão e um sentimento entre ‘quem presenteia’ e o ‘presentado’, e pode criar associações positivas com a pessoa diretamente (neste caso a pessoa que presenteou) e também com a empresa que a mesma representa. Empresas e profissionais de marketing há muito confiam no poder de presentear para garantir melhores relacionamentos com clientes potenciais e existentes, para mostrar apreço por seus negócios. Quando usado como parte de seus esforços gerais de marketing ou reconhecimento dos colaboradores, o presente pode ser altamente eficaz em termos de ROI e satisfação.
A Psicologia dos Presentes Corporativos
A eficácia de dar presentes tem uma forte correlação com seu impacto psicológico no destinatário. Se você já recebeu uma surpresa ou um presente inesperado, deve se lembrar dessa cena e do sentimento gerado quando ganhou um presente.
Isso ocorre em parte porque o contato físico com um presente resulta no efeito Endowment – um sentimento de pertencimento através de ganhar um presente, e que se traduz em ser valorizado pela pessoa que lhe dá o presente, de acordo com um estudo sobre os efeitos do presente para os resultados dos negócios. Também gera sentimentos de reciprocidade e confiança, segundo o estudo. Esse efeito pode ser visto nos resultados de marketing de presentear, em vários cenários e ocasiões dentro de uma empresa.
Então vamos ao que interessa… Os motivos para presentear:
Para Prospects (futuros clientes)
Presentear pode motivar aqueles que ainda não são seus clientes a se tornarem um. De fato, 80% dos consumidores dizem que são mais propensos a fazer negócios com uma empresa se ela oferecer experiências personalizadas. Enviar o presente certo na hora certa pode ser o motivador para os clientes em potencial realizarem uma ação desejada, como concluir uma compra, inscrever-se em um serviço ou fazer uma ligação para saber de novidades ou apresentar um problema sabendo que você tem a solução.
Para clientes
Os clientes são aqueles que fazem o seu negócio estar de pé e os responsáveis por sua empresa estar crescendo mesmo em meio a uma crise. O seu presente tem o poder de deixá-los saber que seus negócios são valorizados, incentivá-los a continuar com o seu serviço ou a se tornarem defensores e propagadores da marca.
Você sabia que um presente tem o poder de trazer sua empresa de volta à mente de quem recebe, nos casos em que já faz um tempo desde a última interação da sua empresa com seus clientes? De acordo com um estudo de varejo, consumidores com uma conexão emocional com uma marca têm um valor de vida útil 306% maior.
Para Colaboradores
Clientes e prospects não são as únicas pessoas que as empresas precisam considerar. Em muitos casos, a chave para ótimos resultados para o cliente começa dentro de casa. De fato, um estudo relata que 57% das pessoas afirmam que receber um presente, faz com que se sintam mais valorizadas.
Esses presentes, especialmente quando são de boa qualidade e bem personalizados, criam um sentimento de valorização do seu colaborador e promovem um sentimento de pertencimento e conexão com o time. Esses sentimentos se traduzem na maneira como os colaboradores desempenham suas funções e na qualidade do serviço que prestam aos clientes e clientes em potencial.
Presentes de onboarding: “A primeira impressão é a que fica”, “Seja o exemplo”... Dessas e tantas outras, servem somente para você utilizar como ferramentas para dar boas vindas à um novo membro no seu time. motivação + treinamento são os pontos principais para que o seu novo colaborador vista a camisa da sua empresa.
Datas Comemorativas: tempo de “casa”, aniversário da empresa, reconhecimento pelo cargo ou a conclusão de programas de treinamento específicos do setor que aprimoram suas habilidades é o momento certo para que você dê o primeiro passo em dizer “Muito Obrigado por fazer parte deste time".
Reconhecimento especial: Recompensar casos em que um colaborador salvou o dia, ou se esforçou para ajudar um objetivo de negócios ou um colega, é um grande motivo para que seja marcante não só para a corporação, mas para quem ajudou o time todo. Reconhecimento gera mais motivação para que esse episódio se repita por mais vezes.
Atenção as Politicas de Brindes da empresa do destinatário
Ao planejar uma campanha e orçamento de presentes corporativos, deve-se levar em consideração as políticas de presentes e as possíveis leis relacionadas a presentes para seus destinatários. Alguns destinatários, como funcionários do governo, podem seguir leis específicas em relação ao tipo e valor monetário dos presentes recebidos. Em outros casos, os colaboradores podem ter que seguir as diretrizes estabelecidas pelo empregador. Ao enviar presentes para clientes ou prospects, é sempre uma boa ideia verificar as políticas ou leis relevantes antes de enviar seu presente. Um guia mais completo sobre este tópico está disponível em nosso blog.
Aproveite o poder dos presentes corporativos
Conforme demonstrado por essas previsões e estudos, a importância geral dos presentes corporativos para seus destinatários internos e externos fica clara. Fazer um balanço das estatísticas e tendências acima pode ajudar profissionais de marketing, equipes de vendas, pessoal de RH e outros a criar políticas e campanhas de presentes corporativos altamente eficazes que podem ajudar a mover seus negócios na direção certa. Usar uma plataforma presentes para automatizar o processo e entender os dados pode tornar essas iniciativas ainda mais eficazes.
Se você estiver interessado em abraçar totalmente o poder do presente corporativo, peça uma demonstração da Plataforma de Presentes LB Corp.